A Google associou-se à banda canadiana Arcade Fire para conceber um videoclip interactivo que demonstra algumas das potencialidades da nova linguagem de markup que muitos acreditam vir revolucionar a Web, o HTML5.

"The Wilderness Downtown" é o nome do projecto, concebido por Chris Milk, que exige a interacção do utilizador e recorre a recursos do Google Maps e Street View para incluir no clip imagens da cidade seleccionada pelo internauta.

Para tirar partido da experiência, que tem por base o tema "We Used to Wait", do novo álbum dos Arcade Fire, é preciso usar um browser compatível com HTML 5 - como o Chrome (que é recomendado no site) - e indicar o nome da cidade onde o utilizador se encontra. Os responsáveis alertam também para o facto de a experiência fazer um uso intensivo dos recursos do computador, pelo que será preferível fechar outras janelas e programas em execução.

Depois, a tecnologia encarrega-se de misturar com as imagens "base" do videoclip algumas fotografias da zona (de satélite e recolhidas pelos carros do Street View), por via de várias janelas do browser que vão sendo sucessivamente abertas e fechadas ao ritmo da música.

As imagens da cidade vão reflectir também a acção que acontece no vídeo, sendo manipuladas à medida que este decorre - o que faz com que vejamos crescer árvores a uma velocidade impressionante, em locais onde elas não existem, por exemplo.

Durante o visionamento, o internauta terá ainda a oportunidade de escrever uma mensagem num postal virtual que pode depois ser partilhada, existindo também a possibilidade de responder a textos deixados por outros.

Esta não é a primeira vez que os Arcade Fire optam por vídeos interactivos online para divulgar os seus trabalhos, o mesmo já tinha acontecido com o álbum Neon Bible, de 2007, onde dois dos temas tiveram direito a clips em que o internauta podia interferir com a acção e volume do vídeo.