O Instituto Politécnico de Viseu tem um novo chatbot para responder a dúvidas dos alunos. O Viriato integra o site renovado do IPV e está preparado para dar informação sobre processos de inscrição, ou dúvidas relacionadas com disciplinas específicas. O assistente virtual compreende perguntas em linguagem natural e, garante a instituição, está pronto para “orientar os estudantes ao longo da sua jornada académica”.

O IPV explica que com este investimento pretende melhorar a experiência dos alunos, dando uma resposta rápida e precisa a questões relacionadas com cursos, exames, créditos e outras informações pertinentes sobre a universidade e a oferta académica. É uma aposta para melhorar os serviços digitais disponíveis, com mais uma interface de utilização intuitiva.

Novo site do Politécnico de Viseu
créditos: Mobinteg

O projeto esteve a cargo da mobinteg, empresa especializada no desenvolvimento de soluções móveis e internet das coisas, que fez o design e desenvolveu também o novo portal do IPV, recentemente premiado com o Selo Prata de Acessibilidade.

No ano letivo anterior, dados oficiais indicam que o Politécnico de Viseu tinha perto de 6.000 alunos matriculados. Já neste ano letivo, a instituição divulgou que mais de 600 estudantes são estrangeiros e vêm sobretudo de outros países da Europa, África e América do Sul.

No total, IPV acolhe este ano letivo estudantes de 35 nacionalidades, que chegam a Viseu através de protocolos de cooperação e programas de Erasmus, na maior parte dos casos.