Tem vindo a circular na Internet um vírus troiano que se disfarça de um formulário transmitido por email para efectuar doações à Cruz Vermelha norte-americana. Mas na verdade, não se trata de uma causa justa mas de uma tentativa para roubar informações relativas ao cartão de crédito do utilizador, de acordo com a Trend Micro, empresa especializada no combate aos vírus informáticos.



Quando o ficheiro anexo ao email é aberto, o programa troiano, designado de TROJ_SEPTER.A, convida o utilizador a preencher um formulário de doações com vista a ajudar as vítimas dos ataques terroristas de 11 de Setembro. Para tal, introduz em vários campos de preenchimento informações pessoais como os números dos cartões de crédito



Segundo os especialistas em segurança da Trend Micro, estes dados são depois enviados para um site da Web não afiliado com a Cruz Vermelha. Na sua opinião, trata-se da página pessoal do autor do troiano (http://birasoft..com). O programa, designado de cavalo de tróia porque se mascara como outra coisa, é classificado como sendo de baixo risco, pois o seu ritmo de propagação não é muito elevado.



Para além do número, nome e prazo de validade do cartão de crédito, o troiano ainda requer informação adicional como o nome da pessoa, empresa onde trabalha, morada, cidade, estado, código postal ou número zip, país de residência, número de telefone e endereço de email. No entanto, o programa não verifica se as entradas nos campos são ou não válidas, enviando a informação de qualquer modo para o seu autor.



O vírus cria um ficheiro CCTAKER.INI - que é encriptado e depois transmitido para o site do autor - na pasta do Windows do computador hospedeiro. Este ficheiro contém a informação relativa ao utilizador infectado. Ao contrário dos worms informáticos - como o Anna Kournikova, ILOVEYOU e Melissa - que se espalham automaticamente, o troiano só se propaga quando alguém transmite uma mensagem a outra pessoa.



Notícias Relacionadas:

2001-09-25 - Novo vírus de email disfarça-se em apelo à paz entre a América e o Islão