A F-Secure emitiu um alerta advertindo todos os internautas para a existência de um novo vírus em circulação na rede. A ameaça apresenta-se sob a forma de mensagem de correio electrónico e utiliza como tema as fortes tempestades que se têm feito sentir por toda a Europa.



Em comunicado a empresa finlandesa informa que os emails contêm ficheiros com extensão .exe, com nomes como "Full Clip", "Full Story", "Read More" e "Video" e que o assunto da mensagem, normalmente, invoca as "230 mortes devido ao mau tempo na Europa".



O vírus, que começou a ser distribuído no continente asiático, começa a actuar quando os utilizadores permitem a abertura dos ficheiros anexados. Após este processo o código malicioso infiltra-se nos computadores, abrindo uma porta oculta, que permite a manipulação remota da máquina e o roubo de conteúdos pessoais.



Mikko Hyppoenen, da F-Secure, justifica que os cibercriminosos "estão a utilizar todas as técnicas e até catástrofes" para se tomar controlo de máquinas vulneráveis. O mesmo responsável afirma que a intenção destes códigos é "criar uma nova leva de computadores zombie para roubar informações" ou para os integrar em redes "de distribuição massiva de spam".

Notícias Relacionadas:

2007-01-05 - Spam de imagens representa 35% de todas as mensagens não solicitadas

2007-01-02 - Ataques de phishing aumentam 56 por cento em 2006