O projecto é do Turismo de Lisboa, que quer colocar a capital portuguesa na boca e nos ecrãs do mundo. Para isso, criou os Miradouros Virtuais de Lisboa, que permitem fazer uma visita virtual pela cidade, sem sair da frente do computador. O trabalho foi apresentado hoje.

No cardápio de visitas virtuais estão dez miradouros da cidade, que ficam disponíveis a partir de um site onde o utilizador pode olhar para Lisboa como se se encontrasse fisicamente no ponto seleccionado.

Para além da janela onde é apresentada a panorâmica obtida no local, é disponibilizado um mapa que indica qual o ângulo do "olhar" do internauta e para que zona da cidade este está dirigido. A oferta inclui também um álbum de fotografias do local.

Outra das funcionalidades - acessível através do botão "Saber Mais" - permite seleccionar edifícios e elementos patrimoniais de interesse, dentro do campo visual, para os quais gera, em tempo real, modelos 3D interactivos. No entanto, ao que o TeK apurou, esta possibilidade não se encontra ainda disponível para todos os miradouros.

[caption]Castelo de São Jorge[/caption]

Monte Agudo, Penha de França, Jardim do Torel, Parque Eduardo VII, Elevador de Santa Justa, São Pedro de Alcântara, Graça, Nossa Senhora do Monte, Santa Luzia e Castelo de S. Jorge são os miradouros que ficam acessíveis, com ligação a partir do site do Turismo de Lisboa.

[caption]Elevador de Santa Justa[/caption]

O sistema, desenvolvido em parceria com a Versus, permite ainda que o internauta solicite a impressão de um guia sobre os elementos que lhe interessaram, um mapa e um texto de apoio, com vista a facilitar (e estimular) uma visita ao local - desta feita, usando os meios tradicionais, ao invés do computador.