A edição de 2020 do Web Summit começa hoje e, além da ação dos cinco canais principais, das masterclasses, conferências de imprensa e roundtables, a maior conferência de tecnologia e empreendedorismo do mundo, que decorre neste ano num formato totalmente online, conta também com sessões de Q&A, com Jimmy Wales, fundador da Wikipedia, a dar início à primeira de muitas.

Desde 2001 que a enciclopédia aberta a todos tem como missão ajudar os internautas a manterem-se informados sobre uma miríade de assuntos. Mas, como é que a Wikipedia tem vindo a lidar com os novos desafios da era digital, mantendo o espírito colaborativo presente desde o seu início?

“Muito mudou no mundo desde que começamos”, revela Jimmy Wales, mas o espírito da Wikipedia manteve-se, recordando os dias ainda da Nupedia, a predecessora do projeto, e sublinhando as raízes do mesmo no mundo do software aberto.

Melhorar a qualidade do conteúdo gratuito disponibilizado é uma das missões principais do projeto: “somos muito rígidos em relação às fontes”, explica Jimmy Wales. A Wikipedia  tem conseguido manter-se “à tona” no “mar” de desinformação online e, para isso, conta com a ajuda da sua comunidade de editores humanos, assim como com um conjunto de medidas para evitar, por exemplo, que as páginas sejam vandalizadas por trolls.

Web Summit 2020 | Q&A com Jimmy Wales
Web Summit 2020 | Q&A com Jimmy Wales

Chegar à verdade por entre uma imensidão de “fake news” não é fácil e Jimmy Wales dá o exemplo das redes sociais. Para o responsável, plataformas como o Facebook ou o Twitter adotaram um modelo de negócios que não ajuda as pessoas a se manterem, de facto, informadas. “Está tudo optimizado para os cliques, para o lucro… nada disso está concebido para ajudar a chegar à verdade”.

A moderação é também uma questão importante e Jimmy Wales aponta para as dificuldades encontradas pelas grandes plataformas digitais em conseguir contornar a disseminação de informações falsas ou a propagação de discurso de ódio.

A WT.social, um dos novos projetos que Jimmy Wales está a desenvolver, assume-se como uma forma de mudar as regras do jogo, não se regendo, por exemplo, por algoritmos de recomendações. Um dos seus principais objetivos é que as pessoas consigam dar sentido à informação que encontram, sublinha o responsável.

Como é que a Wikipedia se mantem “viva”? O modelo de doações assume uma grande importância, afirma Jimmy Wales. “Não queríamos ter uma situação em que a Fundação fosse apoiada por grandes empresas, não seria algo saudável (…) Este é um modelo que não pretendemos mesmo mudar”.

No que toca a perspetivas para o futuro, o fundador espera que o projeto continue a crescer, melhorando constantemente, em áreas como, por exemplo, a diversidade e inclusão. O responsável aponta ainda para o crescimento das comunidades centradas em determinadas línguas não tão comuns.

Quando questionado se a Wikipedia enfrenta algum tipo de pressões políticas, Jimmy Wales afirma que são simplesmente ignoradas. Já houve pedidos por parte de governos para censurar ou bloquear certos conteúdos, algo que a fundação nunca acedeu, “porque somos a favor da verdade”, sublinha.

Web Summit 2020 começa hoje: Saiba o que não pode perder no primeiro dia da conferência
Web Summit 2020 começa hoje: Saiba o que não pode perder no primeiro dia da conferência
Ver artigo

O SAPO TEK vai estar a acompanhar tudo o que se passa no Web Summit e pode seguir aqui as principais notícias e intervenções com a nossa equipa. Se tiver sugestões ou recomendações de talks e startups envie-nos um email.