A edição de 2020 do Web Summit começa hoje, desta vez, num formato totalmente digital devido à pandemia de COVID-19. Ao longo dos próximos três dias, estão planeadas múltiplas sessões, contando com mais de 800 oradores, e o SAPO TEK vai estar a acompanhar as principais conferências, trazendo os temas e as tendências mais relevantes. No SAPO pode assistir às conferências do palco principal em streaming.

Espelhando a habitual organização de temáticas por palcos, a programação online do Web Summit divide-se em 5 canais principais, havendo espaço para masterclasses, conferências de imprensa e roundtables. As sessões de Q&A marcam também a edição deste ano, com Jimmy Wales, fundador da Wikipedia, a dar início à primeira de muitas logo às 11h20.

A partir das 12h, todas as atenções se centram no Channel 1, que representará o palco central do evento. Como já é costume, Paddy Cosgrave fará as “honras da casa”, seguindo-se a sessão de abertura oficial do Web Summit 2020 que contará com a presença do primeiro-ministro António Costa, assim como de Fernando Medina, Presidente da Câmara Municipal de Lisboa.

Clique na galeria para ficar a conhecer algumas das sessões que marcam o primeiro dia do Web Summit 2020

Entre as várias sessões do palco virtual principal, pode ouvir Ursula von der Leyen, presidente da Comissão Europeia, numa intervenção onde a responsável pretende dar a sua visão para o futuro da Europa. A democracia digital está também em destaque no debate que se segue, onde André de Aragão Azevedo, Secretário de Estado para a Transição Digital, marcará presença.

10 oradores que vale a pena ouvir no Web Summit 2020
10 oradores que vale a pena ouvir no Web Summit 2020
Ver artigo

Sir Tim Berners Lee, inventor da World Wide Web, “sobe” ao palco do Channel 1 com John Bruce para uma conversa sobre o seu novo projeto na Inrupt, o qual visa garantir um lugar na web para todos.

Logo de seguida, Liang Hua, chairman da Huawei, dá-nos a conhecer os próximos passos da infraestrutura digital baseada no 5G, numa altura em que a empresa chinesa continua a lutar pela sua “sobrevivência” no mercado global da quinta geração de redes móveis.

No Channel 2, dedicado aos criadores, tópicos como redes sociais, gaming, media e a forma como as marcas interagem com os seus públicos-alvo são alguns dos tópicos que serão debatidos. Neste palco virtual, será também possível acompanhar sessões centradas, por exemplo, na educação à distância, em “How do we educate the next generations online?.

A transformação digital das finanças e o papel das fintech são temáticas centrais do Channel 3, sendo acompanhada por debates acerca do impacto da pandemia de COVID-19 na sociedade. Entre as sessões do canal destacam-se, por exemplo, “Government as a startup: Digital transformation of Japan”, onde Takuya Hirai, ministro responsável pela pasta da transformação digital do governo japonês, explicará o que está a ser feito no país.

Věra Jourová, vice-presidente da pasta dos Valores e Transparência da Comissão Europeia, volta a marcar presença no Web Summit desta vez para uma intervenção acerca da defesa da Democracia perante um conjunto de ameaças onde se enquadra, por exemplo, a influência negativa das redes sociais nos momentos eleitorais.

A inovação tecnológica “toma de assalto” o Channel 4: desde as experiências espaciais da Rocket Lab à forma como a tecnologia está a ajudar o setor da Saúde, passando pela cibersegurança e pela Inteligência Artificial, um dos pontos-chave da sessão “The next wave: Driving into the future, from autonomous to AI”, que contará com Young Sohn, Presidente da Samsung.

Marc Raibert, Fundador e chairman da Boston Dynamics, está de regresso ao Web Summit. Depois ter trazido o Spot para o palco central da edição de 2019, deixando a plateia do anfiteatro da Altice Arena de “boca aberta” com a demonstração da autonomia do robot, o responsável vai falar sobre como os autómatos desenvolvidos pela empresa estão a visitar locais demasiado perigosos para os humanos.

Ciência, educação e tecnologia fundem-se para criar um ambiente fértil para as startups em Lisboa. No Channel 5, Manuel Heitor, Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, explicará quais são os planos para tornar Portugal num tech hub ainda maior em 2021.

“Ajudar” os oceanos através da IA e dados de satélite. Abertas candidaturas para prémio de 500.000 euros
“Ajudar” os oceanos através da IA e dados de satélite. Abertas candidaturas para prémio de 500.000 euros
Ver artigo

Como é que a IA pode eliminar as barreiras de linguagem? A questão será o mote para uma sessão com Vasco Pedro, Co-fundador e CEO da Unbabel. Além de debates sobre o que está a ser feito em Portugal para preservar o meio ambiente e sobre as perspetivas para o futuro dos “unicórnios” nacionais, o palco virtual centrado em Portugal conta ainda com a apresentação dos finalistas do AI Moonshot Challenge.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.