“Os sistemas informáticos da Notícias Ilimitadas e da Global Media sofreram um ataque que afeta diversos serviços, incluindo sites noticiosos e edições e-paper dos jornais, bem como sistemas de emissão da TSF”, lê-se em nota publicada na página do Instagram do Jornal de Notícias. Segundo a publicação, as falhas afetaram os títulos de ambos os grupos, uma vez que ainda existem muitas interconexões das respetivas redes.

Os websites das revistas Evasões, Notícias Magazine, Volta ao Mundo, Delas e N-TV ainda estão indisponíveis, segundo avança o JN. O Jornal de Notícias. O Jogo e a TSF já foram repostos do ciberataque que aconteceu este domingo, embora de acesso lento.

O incidente já foi comunicado às autoridades competentes, aponta o JN na mensagem e “estão a ser feitos todos os esforços para repor os serviços aos clientes, logo que tal seja possível”.

De recordar que os ataques informáticos aos websites de publicações de notícias têm sido frequentes nos últimos anos. Em janeiro de 2022, o Grupo Impresa sofreu um ataque que afetou os websites da SIC e Expresso, tendo sido revindicado pelo Lapsus$ Group. Também o Jornal i foi vítima de dois ataques, um em junho e outro em setembro de 2022, que impediram a publicação do diário.