A enciclopédia livre Wikipedia sempre incentivou os utilizadores a incluírem links para todos os assuntos listados no texto, de forma a enriquecer os conteúdos com mais informação. Como resultado, navegar pelo site pode originar várias tabs abertas, levando os utilizadores a perderem-se com tanto conteúdo. De forma a melhorar a navegação e torná-la mais fluida, foi adicionado um sistema de pré-visualização dos links.

Quando há uma ligação no texto, se passar e manter o ponteiro do rato em cima por um breve segundo, surge uma pequena caixa (hovercards) com uma breve descrição do assunto e uma foto. O utilizador pode clicar na mesma no link, mas a informação adicional acrescenta uma bem-vinda contextualização caso decida apenas continuar a ler o assunto principal.

Wikipedia nega acordo com YouTube no combate às fake news
Wikipedia nega acordo com YouTube no combate às fake news
Ver artigo

A funcionalidade está em produção desde 2014 e em testes beta há dois anos, sendo corrigidos diversos problemas que surgiram devido à massiva base de dados da enciclopédia. A Wikipedia Foundation afirma que a maior parte dos utilizadores tem mantido esta opção ativa, e o número de visualizações das páginas diminuiu significativamente. Segundo a instituição, esta funcionalidade é pedida há alguns anos pelos utilizadores, que até aqui recorriam a extensões nos browsers para o efeito.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.