Há poucos dias o YouTube anunciou que iria proceder a uma nova estratégia para combater a divulgação de “fake news”, teorias da conspiração e qualquer tipo de desinformação na sua plataforma. Para tal, o sistema passaria a colocar pequenos quadros com informações retiradas dos textos disponíveis na Wikipedia, nos vídeos sobre os respetivos assuntos.

A Wikipedia Foundation libertou hoje uma nota destacando que a iniciativa do Youtube não teve como base qualquer acordo formal e tampouco foi contatada pela Google. A fundação refere que a utilização da informação disponível na enciclopédia online faz parte da utilização comum.

No texto, pode ler-se que o Wikipedia mantém a missão de oferecer conhecimento a qualquer pessoa ou entidade de forma gratuita. Todos podem utilizar os conteúdos livremente, partilhá-los e contribuir para enriquecer a base de dados de informação.

A Wikipedia mantém os custos operacionais através de doações, onde mais de seis milhões de pessoas contribuem para manter a plataforma ativa e gratuita nas diversas campanhas promovidas pela fundação.