A próxima grande atualização do Windows pode só chegar em 2024, o que deixará este ano e o próximo sem uma grande release do sistema operativo. A informação está a ser avançada pelo site Windows Central, que garante que o Windows 12 só será lançado daqui a dois anos, de acordo com informação de um relatório a que teve acesso.

Até lá, a empresa continuará a atualizar o Windows 11 com algumas novidades, optando antes por aumentar a cadência dessas atualizações e por diminuir a frequência de lançamento de novas versões completas do sistema operativo.

Se a informação estiver correta, esta alteração reflete uma mudança de estratégia da Microsoft, onde caberá também a definição de quatro momentos anuais, onde serão concentradas as novidades disponíveis para a versão mais recente do sistema operativo em produção.

Não se sabe quando acontecerá o próximo momento de atualização, mas acredita-se que a reintrodução recente do ícone com informação meteorológica na barra de tarefas tenha sido já um teste a esta nova lógica de atualizações periódicas, não só com os tradicionais updates de segurança, mas também com novas funcionalidades.

Windows 11
Nova apresentação de notificações créditos: Microsoft

O mesmo tipo de widget deve aliás começar a ser usado para fornecer outro tipo de notificações. No site para programadores, a Microsoft mostra um exemplo com notícias. O utilizador recebe a notificação e pode ver mais detalhes passando o rato na zona correspondente da barra de tarefas e ativando uma caixa, com um conjunto de destaques mais contextualizados.

Esta pode ser uma novidade do próximo momento de atualização, mas há outras hipóteses. Como noticiou há dias o The Verge, a empresa está a considerar alterações à apresentação visual do botão de pesquisa na barra de tarefas do Windows 11. Está a pedir opiniões sobre três opções distintas. A atual e outras duas que, basicamente, alteram o tamanho da opção no menu, juntando ao ícone uma pequena caixa de pesquisa.

Windows 11
Nova IU na barra de tarefas créditos: Microsoft

A versão mais recente do sistema operativo da Microsoft é o Windows 11, que foi lançado no ano passado. O Windows 12, com o nome de código Next Valley, continua em segredo.