Um novo vírus que explora uma vulnerabilidade JPEG recentemente divulgada pela Microsoft foi detectado a circular através da aplicação de instant messaging da AOL, segundo o indicado por investigadores do Internet Storm Center (ISC) do SANS Institute.
Os peritos dizem que o vírus está ainda na sua infância, tendo sido reportadas apenas duas ocorrências. As vítimas queixaram-se de ter recebido mensagens do serviço AOL Instant Messenger que os direccionava para sites contendo ficheiros JPEG de conteúdo malicioso.
Nas mensagens lia-se "Check out my profile, click GET INFO!", mas quando os utilizadores visitam as páginas Web em questão, o vírus tentará instalar uma backdoor nos seus computadores. Depois de infectadas, as máquinas enviam a mesma mensagem para outros contactos da lista de IM.
Nenhuma das tentativas reportadas teve sucesso, mas segundo o ISC, o sucedido demonstrou que indivíduos menos bem intencionados estão a tentar construir código com base na vulnerabilidade JPEG.
Esta falha do Windows e respectivo código de correcção foram dados a conhecer pela Microsoft no boletim de segurança de dia 14 de Setembro último (ver Notícias Relacionadas).
Notícias Relacionadas:
2004-09-15 - Nova vulnerabilidade no Windows afecta processamento de imagens em JPEG
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Os Sims: 25 anos a “simular a vida” em histórias curiosas sobre o amor e as birras -
App do dia
Mais de 10 mil espécies de pássaros identificados com a app Merlin e desafios todos os dias -
Site do dia
E que tal uma conversa com Cristiano Ronaldo, Elon Musk ou Gordon Ramsey? Há uma IA para isso -
How to TEK
Como usar o ChatGPT para transcrever notas escritas à mão
Comentários