Foi uma mudança que gerou alguma discussão na imprensa especializada: a Mozilla iria abandonar o Google como motor de busca predefinido no Firefox, lugar que passaria a ser ocupado pelo Yahoo. A mudança foi consumada nos EUA com a chegada da versão 34 do browser e os resultados estão à vista.
A Yahoo conseguiu uma quota de 10,4% no segmento dos motores de busca em dezembro de 2014, uma subida de quase dois pontos percentuais relativamente ao mês anterior. O valor não foi suficiente para conseguir superar o Bing que continua a ser o segundo mais popular nos EUA com 12,5%. Mas é um momento marcante para a Yahoo.
Isto porque este foi o valor mais alto conseguido pela empresa nos últimos cinco anos, de acordo com os dados e a análise da empresa StatCounter.
[caption][/caption]
A parceria com a Yahoo parece estar a compensar logo no primeiro mês em que é possível fazer a análise e será interessante ver como é que os valores evoluem nos próximos tempos sabendo que o Bing está com uma quota alcançável.
A liderança é para já uma meta impossível de alcançar pois está assegurada pela Google e pelos 75,2% de quota de mercado. No entanto é de notar que após a “saída” do Firefox o sistema de pesquisa da empresa que gere produtos como o Gmail ou YouTube perdeu mais de dois pontos percentuais.
Os resultados da StatCounter dizem respeito apenas ao mercado norte-americano e a mesma correlação não podia ser feita na Europa onde o Google continua a ser o motor de busca predefinido no Firefox – e também sabendo que a expressão o Yahoo como ferramenta de pesquisa é baixa junto dos utilizadores europeus.
Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Pergunta do Dia
Em destaque
-
App do dia
Treinar de forma mais inteligente e não mais difícil com o Impakt AI Coach -
Site do dia
O que é que posso fazer com a Inteligência Artificial hoje? -
Multimédia
NASA lança uma espécie de “corrida mais louca do mundo” mas para rovers lunares -
How to TEK
Como separar (ou juntar) as contas do Facebook e Instagram
Comentários