Em Novembro de 2009, os americanos fizeram 14,4 mil milhões de pesquisas, 65, 6 por cento através do Google, segundo a comScore. A ferramenta da Yahoo reuniu 17 por cento das preferências, enquanto os sites da Microsoft, entre eles o Bing, somaram 10,3 por cento das buscas.

Além de mostrarem a liderança inabalável do Google, que continua a conseguir crescer, os números confirmam a descida da Yahoo nas preferências de busca, e, de forma contrária, a conquista de mercado por parte do serviço da Microsoft.

A diferença entre as ferramentas do Yahoo e da Microsoft diminuiu quando a primeira teve uma queda de utilização de 18 para 17,5 por cento face ao mês anterior, ao mesmo tempo que a participação do Bing crescia quatro pontos percentuais comparativamente aos 9,9 por cento registados em Outubro.

"O Bing está claramente a mostrar resultados ainda muito prematuros, mas significantes", referem os analistas acerca do motor de busca da gigante da informática, que viu contabilizado nas estatísticas de Novembro da comScore, o seu sexto mês de existência.

O facto da Yahoo estar a perder mercado num dos seus principais mercados coloca a empresa sob grande pressão face a uma estratégia de crescimento sustentada no segmento publicitário, referem.