A crescente importância do mercado publicitário online e a necessidade de investir em tecnologia de adequação dos anúncios ao interesses dos utilizadores continua a dinamizar o mercado de compra de empresas por parte dos maiores portais. Desta vez é a Yahoo que anuncia a aquisição da BlueLithium, a quinta maior rede de anúncios online nos Estados Unidos, por 300 milhões de dólares (cerca de 219 milhões de euros).

A BlueLithium tem três anos e especializou-se em tecnologia de monitorização do comportamento dos internautas na sua navegação online, verificando interesses, o que permite apresentar anúncios mais relevantes. Só em Julho a BlueLithium monitorizou 120 milhões de utilizadores, o que corresponde a dois terços da audiência norte americana, colocando-se atrás do Advertising.com da AOL e da ValueClick.

A empresa vai agora ser integrada na estrutura da Yahoo, devendo o negócio ficar concluído no último trimestre do ano, depois de obter as necessárias aprovações regulatórias.

A compra da aQuantive pela Microsoft foi uma das últimas numa lista de aquisições de empresas de tecnologia de gestão de anúncios dos últimos meses. Ainda este ano a Google comprou a DoubleClick e a AOL absorveu e Tacoda e a Yahoo investiu na Right Media.

Notícias Relacionadas:

2007-08-14 - Microsoft concretiza compra da aQuantive por 6 mil milhões de dólares

2007-08-09 - Investimento em publicidade online supera anúncios em jornais em 2011

2007-07-24 - AOL investe no mercado publicitário com a aquisição da Tacoda

2007-04-30 - Yahoo reforça área de publicidade online com aquisição da Right Media

2007-04-16 - Google concretiza compra da DoubleClick por 3,1 mil milhões de dólares