A Yahoo confirmou a compra da Xoopit, uma empresa especializada em ferramentas de partilha de imagens e indexação de conteúdo a partir do email. A informação é uma reviravolta em relação às notícias dos últimos dias que apontavam para a venda de activos de forma a recuperar resultados.

A start-up Xoopit está baseada em São Francisco e tinha ganho em 2008 o concurso Yahoo Open Hack, desenvolvendo uma aplicação que corria sobre o sistema de mail do Yahoo, recuperando fotografias guardadas e outros ficheiros de media, assim como ligações a redes sociais e de partilha de conteúdos como o Flickr e o Picasa Web Albums.

Os termos do negócio não foram divulgados mas algumas estimativas anteriores apontavam para um valor a rondar os 20 milhões de euros.

A Yahoo pretende agora integrar as ferramentas da Xoopit ao Yahoo Mail, que a empresa acredita ser um dos maiores repositórios de fotografias do mundo. "Todos os dias, milhões usam o Yahoo! Mail como forma de partilhar as fotografias e momentos importantes das suas vidas. [...] Para muitos o email é ainda a melhor forma de partilhar fotos entre grupos seleccionados de amigos e família. E agora estamos a torná-lo mais fácil", explica Bryan Lamkin, vice-presidente sénior da Yahoo no blog da empresa.

Uma demonstração do funcionamento do Xoopit pode ser vista neste vídeo, produzido pela empresa.

Depois da divulgação dos últimos resultados financeiros algumas fontes apontavam o interesse da Yahoo em vender o HotJobs e o Yahoo Small Business, dispensando activos não core. Segundo as mesmas fontes a empresa estaria activamente à procura de comprador para estas áreas.