O Yahoo! disponibiliza a partir de hoje uma nova ferramenta para download que ajudará os seus utilizadores a identificarem e eliminarem o spyware ou ficheiros maliciosos dos seus PCs. A aplicação que está ainda em versão beta é comercializada pela PestPatrol e estará disponível apenas para um número seleccionado de utilizadores, conforme explicou um responsável da empresa em declarações à C|Net.



Esta ferramenta permite aos utilizadores, recorrendo a um ícone que será configurado na sua barra de ferramentas, analisar ficheiros e detectar vírus ou outras aplicações instaladas no PC sem autorização do utilizador, com o objectivo de espiar os seus movimentos. A ferramenta conta ainda com um mecanismo de bloqueio aos pop ups, ferramentas de pesquisa, entre outras funcionalidades.



O Yahoo junta-se assim a um grupo vasto de empresas que nos últimos tempos optaram por adoptar mecanismos reforçados de protecção contra o spyware. O assunto é motivo de preocupação crescente, quer para empresas quer mesmo para governos.



Ao nível das empresas, a EarthLink disponibilizou na semana passada tecnologia anti-spyware e o Google, na mesma altura, emitiu um alerta aos programadores sobre a necessidade de serem seguidas linhas no desenho de software que resultem na identificação clara do software espião, dando aos utilizadores a possibilidade de o desactivarem.



Ao nível dos governos, nos Estados Unidos discute-se a necessidade de criar novos mecanismos regulatórios de controle do fenómeno ou mesmo legislação proibitiva. Ao longo das últimas semanas a Câmara dos Representantes e a Comissão Federal do Comércio têm ouvido opiniões e pareceres sobre o assunto para delinearem eventuais medidas a tomar.



Notícias Relacionadas:

2004-04-22 - AOL adiciona funcionalidades anti-spyware ao seu software

2004-01-26 - Network Associates lança ferramenta de combate ao spyware

2003-02-13 - Spyware atinge um terço das empresas europeias

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.