Um novo estudo da comScore em parceria com o New York Times apurou quais as empresas com presença online com maior potencial para descobrir informações privadas dos utilizadores.



Os resultados mostraram que, no final, são cinco as companhias que mais se destacam pela negativa: Yahoo, Google, Microsoft, AOL e MySpace. Pelas estimativas da comScore, e sem contar com os dados recolhidos através das suas redes de publicidade, a Yahoo é a empresa com maior taxa de recolha de dados (400 mil milhões mensais), seguida pela AOL (100 mil milhões) e pela Google (91 mil milhões).



Contudo, e dada a OPA da Microsoft, os primeiros receios quanto à fusão de registos e consequente violação da privacidade dos utilizadores começam a ganhar expressão.



Para efectuar a análise, a consultora traçou vários indicadores que pudessem ajudar na "contagem" de dados recolhidos. Factores como o número de páginas exibidas, buscas realizadas, vídeos exibidos, anúncios exibidos e publicidade exibida noutras páginas que fazem parte da rede de anunciantes das empresas de Internet foram os cinco pontos tidos em conta pela autora da reportagem, Louise Story.



Por fim, a responsável destaca que a metodologia utilizada teve algumas limitações pelo que os dados não são precisos, logo não devem ser utilizados para comparar as empresas, mas sim para traçar um cenário geral das formas de recolha de dados pessoais por parte das empresas.



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