A partir de hoje a interoperabilidade entre serviços de instant messaging da Yahoo e da Microsoft torna-se uma realidade. Depois do anúncio feito em Outubro do ano passado, as empresas avançam agora com uma primeira beta da versão interoperável que no futuro pode vir a servir boa parte dos 350 milhões de utilizadores que as duas empresas acumulam na área das mensagens instantâneas.



Para experimentar a versão beta do software é necessário registar a conta de email nos sites de uma das empresas. Contudo, o acesso ao software é limitado já que as companhias pretendem testar um conjunto de questões técnicas antes da disponibilização geral do produto.



A prioridade das equipas de desenvolvimento foi para as mensagens escritas, para a possibilidade de adicionar à lista de contactos utilizadores clientes do outro serviço, enviar-lhes emoções ou ver o seu status.


Fica adiado o desenvolvimento das capacidades de voz, hoje já disponíveis nos dois serviços, assim como as funcionalidades de vídeo, que nem sequer têm agenda de desenvolvimento definida.



As empresas acreditam que no último trimestre do ano estará disponível uma versão final do software, nessa altura acessível para todos os utilizadores.



Notícias Relacionadas:

2005-10-13 - Yahoo e Microsoft chegam a acordo para interoperabilidade de Instant Messaging


2004-07-16 - Microsoft, AOL e Yahoo anunciam interoperabilidade de IM para profissionais