Durante as próximas semanas, a Yahoo irá deixar de actualizar o seu catálogo de licitações nos sites de leilões para a França, Alemanha, Itália e Espanha e além disso, pretende encerrar o portal idênticos para o Reino Unido e Irlanda. No seu lugar, a empresa passará a promover os sites de leilões da eBay para cada um desses países, através de anúncios em formato banner e links, como parte de uma parceria anunciada ontem pelas duas empresas.



"Esta é uma acção muito importante para a Yahoo Europe, tanto a nível estratégico como financeiro", afirmou Mark Opzoomer, director geral da Yahoo Europe, em comunicado, citado pela c|net. "Estaremos aptos a utilizar de melhor forma os nossos recursos para nos concentrarmos em iniciativas onde podemos alargar a nossa liderança", explicou. No mesmo documento um responsável da eBay indicava que o acordo irá ajudar a promover a sua empresa junto de novos utilizadores.



Os termos financeiros do negócio acordado não foram divulgados, com as empresas envolvidas a adiantarem apenas que a parceria foi estabelecida por vários anos. O acordo não afectará os outros sites de leilões da Yahoo, nomeadamente o existente para a Dinamarca.



O site norte-americano de leilões da Yahoo chegou a ser visto como o maior concorrente da eBay, uma ameaça que acabou por desaparecer quando a empresa de portais Internet decidiu começar a cobrar taxas nos seus leilões, conduzindo a uma queda de mais de 80 por cento nas inscrições. Embora a Yahoo tenha acabado por mudar a sua estrutura de cobrança de fees, o seu site de leilões nunca chegou a recuperar e o seu catálogo é apenas uma pequena fracção do inventário disponibilizado no site da eBay.



Ainda durante o mês passado, a Yahoo despediu alguns dos seus funcionários nos Estados Unidos e Canadá numa acção integrada num plano de reorganização dos seus sites de comércio e leilões. A empresa tem vindo a ser afectada pela redução das receitas de publicidade.



Notícias Relacionadas:

2002-04-29 - eBay encerra email de contacto com os seus clientes

2002-01-18 - eBay aumenta comissões nos leilões online

2002-01-24 - Yahoo tenta recuperar desgaste financeiro apostando nos serviços pagos

2002-01-17 - Resultados da Apple, AMD, Compaq e Yahoo! criam optimismo no mercado

2002-01-16 - Intel e eBay apresentam resultados financeiros acima das expectativas

2001-11-16 - Yahoo! despede funcionários e aposta nos serviços pagos

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.