A Yahoo anunciou o lançamento daquela que se espera ser a maior cápsula do tempo de toda a história mundial. Através deste projecto a empresa incentiva todas as pessoas a contribuírem com os seus testemunhos, pensamentos, fotografias, vídeos, arte ou outras conteúdos que possam documentar a vida actual.



Para assinalar a iniciativa serão digitalizados todos os contributos e enviados para o espaço a partir da Pirâmide do Sol, em Teotihuacán, no México, por projecção laser, entre os próximos dias 25 e 27 de Outubro.



Para participarem neste projecto os interessados deverão enviar os seus contributos para o site dedicado à cápsula do tempo da Yahoo.



Jerry Yang, director da Yahoo acredita que este projecto será bem sucedido, dada a presença da empresa junto dos utilizadores de Internet de todo o mundo. Em declarações à Reuters, o responsável afirma que faz parte dos objectivos da iniciativa representar a cultura e o que é realmente importante para as pessoas em 2006, dando a possibilidade de comparar a nossa realidade com as gerações futuras.



A edição online do jornal argentino La Gaceta referia ontem que os participantes que derem a sua contribuição terão a oportunidade de escolher entre sete instituições de solidariedade mundiais para que cada uma delas receba, no final do projecto, um donativo da Yahoo.



A Pirâmide do Sol foi seleccionada para a exibição deste slide multimédia gigante graças ao simbolismo histórico e cultural que representa na história cultural da humanidade.



O projecto final será transmitido simultaneamente para todo o mundo através da Internet e, depois da apresentação, será guardado em arquivo digital e selado, para ser aberto posteriormente na sede da Yahoo, na Califórnia, pela altura das comemorações dos 25 anos da empresa, em 2020.



Serão também entregues cópias da apresentação aos arquivos do Smithsonian Folkways Recordings, ao Museu Nacional de Antropologia e História mexicano.

Nota de Redacção: [2006-10-15 10:22]A Yahoo desistiu de usar a pirâmide de Teotihuacan para servir de ponto de partida para a transmissão espacial da cápsula do tempo depois o Insituto Nacional de Arqueologia e História do México retirar a autorização para a projecção. Em causa está a conservação do monumento que poderia ser afectada com os meios necessários para executar a inciativa. A Yahoo refere, contudo, que irá procurar uma outra localização para continuar o projecto, mas não no México.

Notícias Relacionadas:

2006-09-20 - Parceria entre Current TV e Yahoo aposta em serviços de vídeo

2006-08-31 - Serviços móveis da Yahoo disponíveis em telefones com Windows Mobile