O Yahoo! vai lançar hoje um novo serviço de alojamento de sites na Web a pensar nas pequenas empresas que querem promover-se a si próprias online. O produto, intitulado Yahoo! Web Hosting, integra um conjunto de ferramentas e serviços necessários para abrir um espaço virtual, refere a .



Os assinantes terão direito a um serviço permanente de assistência ao cliente, registo do nome de domínio, uma versão empresarial do Yahoo! Mail, acesso às "montras" de comércio electrónico do Yahoo! e a capacidade de serem promovidos no portal da Internet. Por outro lado, recebem ainda ferramentas de edição na Web, templates de design para diferentes tipos de negócios e serviços de scripting em PHP e de bases de dados em MySQL.



Este lançamento é a mais recente iniciativa do Yahoo! para vender serviços Web a empresas com menos de 100 empregados. O portal da Internet tem vindo a tentar diversificar as suas fontes de receita desde o declínio da publicidade online, tendo acrescentado taxas a serviços já existentes e lançado novas ofertas exclusivas.



Apesar do Yahoo! oferecer alojamento de sites na Web desde há cinco anos, esta é a primeira vez em que promoveu serviços deste tipo destinados a pequenas empresas. Até agora, os serviços de alojamento na Web da companhia integravam a GeoCities e o serviço Broadcast.com. Em Março, o Yahoo! começou a cobrar por versões melhoradas dos serviços da GeoCities, ao mesmo tempo que integrava algumas funcionalidades em versões exclusivamente pagas.



Segundo os responsáveis da companhia, a GeoCities irá continuar a oferecer um serviço gratuito com funcionalidades adicionais pagas, passando a destinar-se mais aos editores casuais de Web sites. Por outro lado, o Yahoo! vai deixar de oferecer o "GeoCities Advantage", o pacote mais caro, e irá migrar esses utilizadores para o Yahoo! Web Hosting.



Como parte do lançamento, a companhia irá também descontinuar os Web Site Services da Broadcast.com, que também alojava sites. Aos actuais clientes da Broadcast.com será dada a opção de mudar para o novo serviço. O Yahoo! Web Hosting está disponível em três opções de pagamento mensal, dependendo das opções e funcionalidades pretendidas.



A modalidade de "Business Starter" custa 11,95 dólares por mês com o pagamento inicial de uma jóia de 15 dólares, recebendo-se em troca 10 contas pessoais de email, 50 MB de espaço para armazenamento de dados e 20 GB para transferência de dados. A opção "Business Standard" custa 19,95 dólares por mês com o pagamento inicial de 25 dólares, mas com o direito a 25 contas de correio electrónico, 100 Mb de espaço para o site e 25 GB para transferência de dados mais um serviço prioritário de suporte ao cliente. A opção "Business Professional" custa 39,95 dólares por mês, obrigando ao pagamento inicial de 25 dólares, mas com direito a 350 MB de espaço livre, 35 Gb para transferência de dados e serviço prioritário de assistência ao cliente.


Notícias Relacionadas:

2002-03-07 - Yahoo introduz nova modalidade paga no serviço GeoCities de alojamento de páginas Web

2001-08-28 - Yahoo! lança serviço pago de alojamento de sites através da GeoCities