O Yahoo anunciou hoje um programa de digitalização de livros que tem como objectivo tornar arquivos de todo o mundo - em texto e imagem - disponíveis para pesquisa na Internet, uma iniciativa muito semelhante ao programa Google Print Library que envolve quatro das mais relevantes bibliotecas universitárias americanas, dirigindo-se também directamente a editores e escritores.



No caso do Yahoo, o Open Content Alliance resulta de várias parcerias na área dos conteúdos e caracteriza-se por dois grandes factores diferenciadores do primeiro projecto.



Os conteúdos digitalizados estarão disponíveis para pesquisa online não apenas no motor do Yahoo, mas também noutros motores de pesquisa, podendo mesmo serem descarregados para telemóveis ou outros equipamentos portáteis, como os iPod, adiantou Brewster Kahle, fundador do Internet Archive - um dos parceiros do projecto - em declarações citadas pela C|Net.



O mesmo responsável garante que o programa foi desenhado endereçando as preocupações relativas aos direitos de autor e por isso terá apenas como objectivo digitalizar livros que já estejam no domínio público, excepto quando houver autorização explícita dos editores.



Os conteúdos serão para já disponibilizados pela Universidade da Califórnia, Universidade de Toronto, Arquivo Europeu e Arquivo Nacional do Reino Unido, O'Reilly Media e Prelinger Archives.



Outras entidades foram também convidadas a participar no projecto pelo que a lista final de colaborações não está fechada. As entidades promotoras do Open Content Alliance garantem que, enquanto preparam o projecto, estão a estudar uma forma de compensar as doações de livros fora do domínio público, como forma de incentivar essas doações.



É precisamente a este nível que o projecto do Google tem enfrentado maiores dificuldades, já que os editores dizem não ter garantias de que os seus direitos vão ser assegurados após a digitalização e disponibilização online dos conteúdos. As críticas tornaram-se tão intensas que o programa actualmente está suspenso para ser reformulado e reapresentado em Novembro.



Recentemente - já depois da suspensão - um grupo de editores, agregados no Authors Guild, anunciou que ia avançar com um processo em tribunal por considerar que o projecto da empresa de Internet representa uma violação massiva dos direitos de autor.



Na Europa está em marcha uma espécie de resposta organizada pela Comissão Europeia às iniciativas americana de digitalização de conteúdos. A ideia do orgão executivo da União Europeia, transmitida num comunicado divulgado na semana passada - é coordenar esforços e projectos europeus de digitalização por forma a garantir a sua interoperabilidade e a eficiência dos vários esforços.



A Internet Archive vai alojar o material digitalizado no âmbito do Open Content Alliance, os laboratórios da HP fornecem a tecnologia para digitalizar os livros e a Adobe Systems fornece licenças de software para os seus Acrobat e Photoshop que serão usados para disponibilizar o material digitalizado.



Notícias Relacionadas:

2005-09-30 - Comissão Europeia propõe estratégia concertada para digitalização de conteúdos das bibliotecas

2005-05-04 - Presidente da UE apoia criação de uma Biblioteca Digital Europeia

2004-12-15 - Google digitaliza colecções de cinco bibliotecas universitárias americanas

2005-04-29 - Chefes de Estado solicitam à UE criação de uma Biblioteca Digital Europeia

2004-12-15 - Google digitaliza colecções de cinco bibliotecas universitárias americanas
2002-01-18 - Biblioteca Nacional Digital online a partir de 1 de Fevereiro