Durante os próximos anos a Yahoo irá integrar nos seus sites e serviços novas funcionalidades, apoiadas por tecnologias como o AJAX, e promover a interactividade entre utilizadores através daquilo a que chama "social media", onde os internautas poderão submeter vídeos, criar blogs e marcar conteúdos por categorias consoante as suas preferências.

A estratégia foi alinhada pela empresa durante o Dia de Analistas, que se realizou na semana passada, e promete garantir à Yahoo as armas para concorrer mais efectivamente com o Google e a MSN, que estão igualmente a reforçar áreas estratégicas como a personalização e as ferramentas de interacção “social” e produção de conteúdos pelos utilizadores.

A rivalidade com o Google é sentida principalmente ao nível da utilização dos motores de busca pelo que a Yahoo revelou na mesma reunião a intenção de se tornar a primeira a lançar a pesquisa social, permitindo aos utilizadores a participação na categorização e partilha conhecimentos através da indexação de sites, avançou Jeff Weiner, vice-presidente sénior da Yahoo para a área de pesquisa.

A marcação de páginas Web será possível através do serviço Yahoo's Del.icio.us, que permite gravar textos, links e notas referentes aos assuntos pesquisados, do Yahoo Flickr, destinado à gravação e partilha de fotos e através do Wahoo Answers que incentiva à troca de informação entre utilizadores através do post de perguntas e respostas. Para já está a ser testada uma nova Homepage que pode ser vista e comentada pelos utilizadores e que agrega os conteúdos de uma forma mais simples.

Os planos da empresa para os próximos anos passam também pelo alargamento dos seus serviços a dispositivos móveis, referiu Terry Semel, director executivo da Yahoo, no evento. O responsável mencionou que estes são alguns dos passos que a empresa dará na criação daquele que será o “novo” Yahoo.

Notícias Relacionadas:

2005-06-02 -Yahoo avança com serviço de troca de fotografias

2005-05-19 -Yahoo acrescenta voz e partilha de fotos ao Instant Messanging