A Yahoo! assinou uma parceria com a QXL Ricardo, uma companhia pan-europeia de leilões online com vista a disponibilizarem um serviço de licitações pela Internet na Dinamarca, Noruega e Suécia.



Este acordo vem no seguimento da decisão anunciada em Maio pela empresa norte-americana de portais de encerrar cinco sites europeus de leilões na Espanha, França, Reino Unido e Irlanda, Itália e Alemanha. Na altura, a Yahoo! também assinou um acordo de "parceiro de preferência" com a eBay para esses mercados.



Na altura em que os encerramentos foram anunciados, Mark Opzoomer, director da Yahoo! Europe afirmou que a companhia estava a planear centrar-se no desenvolvimento das áreas da publicidade e do comércio, como compras e viagens, dado que esses sectores estavam a registar um maior crescimento e a gerar mais lucros do que os leilões europeus. O único site europeu de licitações que a Yahoo! manteve foi o dinamarquês.



Apesar de poder parecer que a Yahoo! passa a competir consigo própria, dado que possui uma relação de trabalho quer com a QXL Ricardo, quer com a eBay - ambas a operarem em vários mercados europeus -, a companhia nega esta afirmação e a QXL Ricardo salienta que a eBay não possui presença na Escandinávia.



Uma das razões apontadas pela Yahoo! para se retirar do mercado europeu de leilões está no requisito da área de licitação online necessitar de uma mão de obra intensiva. A empresa tinha já anteriormente afirmado que não pretende reduzir o seu negócio de leilões nos Estados Unidos.



O novo serviço de licitações identificado com as marcas de ambas as empresas será acedido através de uma página em separado das homepages dos portais da Yahoo! na Noruega, Suécia e Dinamarca e irá manter o aspecto do actual site de leilões da Yahoo!. A QXL Ricardo possui actualmente na Europa sites de leilões na Noruega, Suécia e Dinamarca.


Notícias Relacionadas:

2002-05-23 - Yahoo encerra sites europeus de leilões e passa a promover eBay

2002-01-24 - Yahoo tenta recuperar desgaste financeiro apostando nos serviços pagos

2001-02-13 - Leilões online entre PMEs vão superar actual mercado

2000-07-27 - eBay duplica lucros

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.