A Canonical, distribuidora do sistema operativo de código aberto baseado em Linux, Ubuntu, chegou a um acordo com a Yahoo que vai permitir a partilha entre as duas empresas das receitas publicitárias associadas à utilização do motor de busca na nova versão do sistema operativo.

Assim, a versão 10.04 do Ubuntu, também conhecida como "Lucid Lynx" - e que é esperada em Abril - passa a trazer o Yahoo como motor de busca predefinido - e como homepage na utilização do Firefox - ao invés do Google, como acontecia com anteriores versões do sistema operativo.

A notícia foi avançada ao final do dia de ontem pelo responsável para o desenvolvimento de produtos para desktop da Canonical. Numa mensagem publicada no seu blog, Rick Spencer, explica que o Yahoo é apenas a opção fornecida "por defeito", que os utilizadores poderão alterar de forma simples e rápida.

O responsável esclarece ainda que o Yahoo garante não fornecer qualquer informação que permita identificar os utilizadores.

As razões apontadas para a mudança prendem-se com um acordo entre as empresas para partilha das receitas resultantes da publicidade no motor de busca, mas nenhuma das envolvidas revelou mais detalhes sobre os termos do negócio.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.