A Yahoo juntou duas novas queixas ao processo em que acusa o Facebook de violar patentes suas. De acordo com a gigante da Internet, os argumentos apresentados agora estão relacionados com o funcionamento dos sistemas de busca e publicidade.

Com esta nova acusação, apresentada na última sexta-feira num tribunal de San José, na Califórnia, passam a ser 12 as patentes em causa.

Nos documentos entregues em tribunal, a empresa alega que os novos argumentos realçam a extensão do desrespeito do Facebook sobre a sua propriedade intelectual, acusando igualmente a rede social de, nos últimos meses, ter garantido a compra de patentes para melhorar a capacidade de retaliação.

A guerra de patentes entre a Yahoo e o Facebook começou (oficialmente) em março, com o portal a acusar o serviço criado por Mark Zuckerberg de violar 10 das suas patentes, relativas a tecnologia para aplicação na área da publicidade ou da conversação online, por exemplo.

O processo mereceu uma resposta por parte do Facebook já em abril, com a rede social a dizer que estava a reivindicar direitos sobre as suas patentes "em resposta à limitada visão de futuro da Yahoo que decidiu atacar um dos seus parceiros e dar prioridade aos litígios".

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Patrícia Calé