Dando continuidade à estratégia adoptada no sentido de fornecer maioritariamente conteúdos pagos, o portal Yahoo lança agora o novo serviço de pesquisa paga "Yahoo Premium Document Search".



Segundo responsáveis o Yahoo vai cobrar aos cibernautas entre 1 dólar (1,13 euros ou 230 escudos) e 4 dólares (4,5 euros ou 915 escudos) para que estes possam aceder a ficheiros de uma base de dados especializada com 25 milhões de documentos para pesquisa seleccionados de mais de 7 mil publicações, onde se incluem periódicos académicos. Espera-se seja também disponibilizada uma opção de "Premium Discount Search" para 50 documentos por mês pelo preço de 4.95 dólares (5,6 euros ou 1,130 escudos).



Para já está previsto que este produto se desenvolva no futuro, segundo um acordo prévio com a empresa fornecedora de tecnologia de pesquisa, Northern Light Technology, que vendeu recentemente o seu negócio de pesquisa premium – que criou no ano passado para os clientes corporativos do Yahoo –, entre outros bens, à empresa de software Divine e que está agora a cooperar com o Yahoo nesta área.



De acordo com declarações prestadas ao serviço noticioso News.com pelo vice presidente da área de pesquisa e directoria, Scott Gatz, o objectivo é diversificar as receitas fazendo render as pesquisas e directorias. Isto numa altura em que a empresa tenta superar o mau momento financeiro que atravessa tendo alcançado cinco trimestres com resultados negativos sucessivos, ou seja, dos 1,1 mil milhões de dólares (1,2 mil milhões de euros ou 251 mil milhões de contos) alcançados em 2000 passaram para 717 milhões de dólares (816,63 milhões de euros ou 163,7 milhões de contos) no ano passado.



Relembramos que ainda em Novembro passado o portal estabeleceu um acordo com a Overture, antiga GoTo, no sentido de adoptar na sua listagem de resultados de pesquisa o modelo de posicionamento pago. O serviço será usado até Abril de 2002, data após a qual o Yahoo poderá adoptar tecnologia própria ou renovar o contrato com a Overture. Para já o portal começou a cobrar aos visitantes por alguns serviços, como por exemplo, mais memória na sua caixa de correio electrónico, a cotação da bolsa em tempo real, anúncios pessoais online e leilões.



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