A Yahoo anunciou hoje um acordo com o Twitter para partilha de conteúdos e integração entre serviços das duas empresas, num esforço para tirar partido do carácter cada vez mais "social" que a Web tem vindo a assumir.

Entre as novidades inclui-se o acesso à informação publicada na rede de microblogs em algumas das páginas do Yahoo, a sua contemplação nos resultados de pesquisas no motor de busca e a integração de funcionalidades que permitem interagir com a rede social a partir de páginas da Yahoo, adianta a AFP.

Os utilizadores do microblog vão poder actualizar o seu perfil e publicar tweets com informação encontrada no Yahoo sem precisarem de aceder ao site do Twitter, através de ligações fornecidas na própria página da Yahoo, por exemplo.

Para além da partilha de informação, a partir de alguns sites da empresa - como a homepage, o email, motor de busca ou páginas de conteúdos noticiosos (como o Yahoo Desporto, Entretenimento ou Finanças) - será possível ir acompanhando "em tempo real" as actualizações publicadas no microblog pelos contactos do utilizador.

"A informação de cada tweet poderá viajar a anos-luz com esta integração no Yahoo", afirmou o fundador do Twitter, Biz Stone, citado pela agência.

Esta iniciativa segue uma tendência já manifestada pela Yahoo quando anunciou a intenção de trazer aplicações de terceiros para as suas páginas com vista a captar novos utilizadores e, mais recentemente, com o anúncio, em Dezembro, a respeito de um acordo com o Facebook para permitir que os membros da rede social acedessem a serviços do Yahoo usando a palavra passe e nome de utilizador com que estão registados no Facebook e dessa forma pudessem partilhar artigos encontrados nos sites, fotografias e outros conteúdos com os seus contactos na rede social.