O YouTube passou a incluir entre o seu repertório vídeos a três dimensões, permitindo tanto a sua visualização como criação, tal como acontece com ou restantes "filmes" carregados.

Tentando incentivar os utilizadores a experimentarem o novo formato, o portal acompanha a iniciativa de um fórum onde são respondidas dúvidas de como gravar e colocar online o filme, assim como um pequeno vídeo sobre as potencialidades da tecnologia.

De salientar que o novo projecto foi desenvolvido por um funcionário do YouTube, conhecido por "YouTube Pete", durante o 20% Project Time, o período de tempo que a Google concede aos seus trabalhadores para se dedicarem a iniciativas individuais.

De acordo com o site, para gravar vídeos em 3D são necessárias duas câmaras colocadas lado-a-lado à altura dos olhos, que comecem a gravar ao mesmo tempo. Durante a edição é preciso que as duas imagens estejam coordenadas e alinhadas visualmente num mesmo frame.

Na altura do upload para o YouTube, é ainda necessário marcar o vídeo com a tag "yt3d:enable=true".

Os vídeos podem ser vistos de diversas formas, nomeadamente com recurso aos populares óculos azuis e vermelhos, apenas a gravação de uma das câmaras ou cruzando os olhos, entre outras.