O popular serviço de partilha de vídeos online YouTube prepara-se para distribuir os prémios aos melhores conteúdos produzidos em 2006 pelos seus utilizadores.



Os vídeos serão distribuídos por sete categorias nas quais os utilizadores devem votar: mais criativo, mais inspirado, melhor série, melhor comédia, músico do ano, melhor comentário e "vídeo mais adorável de sempre".



Para votar nos conteúdos nomeados, os utilizadores deverão consultar a página destinada ao concurso e escolher o seu vídeo preferido. As votações estão abertas até ao fim desta semana, estando a entrega dos prémios agendada para o dia 25 deste mês.



Jamie Byrne, responsável pela área de marketing do YouTube revelou à Reuters que "2006 foi um ano realmente pioneiro para os vídeos online e para os conteúdos produzidos pelos internautas". O responsável espera que, com este evento, a comunidade reaja e continue a produzir mais e melhores conteúdos.



Os vídeos protegidos com direitos de autor estão excluídos destas votações. Neste concurso são apenas admitidos vídeos produzidos por utilizadores anónimos e sem qualquer tipo de direito de transmissão exclusiva.



Na semana passada a Viacom processou o YouTube alegando que o aumento de popularidade que o serviço gozou no ano passado foi, em muito, uma consequência da violação massiva de direitos de autor por parte dos utilizadores que, sem autorização, colocaram online excertos dos programas produzidos por grandes estações de televisão.



Mesmo lutando contra os processos e críticas lançadas por estúdios e produtores, a verdade é que o serviço, adquirido no ano passado pelo Google, continua a traçar um percurso positivo na Internet. De acordo com a análise Media Metrix da comScore, o YouTube atraíu, apenas em Janeiro deste ano, quase 134 milhões de utilizadores de todo o mundo.

Notícias Relacionadas:

2007-03-13 - Viacom processa YouTube e pede indemnização de mil milhões de dólares

2007-01-05 - Tribunal renova decisão de obrigar YouTube a apagar vídeo de Daniela Cicarelli