O mais recente encontro "Made on YouTube" foi mais uma vez palco para a apresentação de novidades do serviço de vídeo da Google, com destaque para nove funcionalidades que chegarão ainda em 2024.
A primeira é a ferramenta que permite criar fundos para os YouTube Shorts, Dream Scream, que será melhorada com a introdução do mais recente modelo de geração de vídeo da Google DeepMind, o Veo. Com a IA será possível criar fundos mais realistas e, pela primeira vez, clipes de vídeo autónomos no Dream Screen, explica a Google no seu blog.
No YouTube Studio, o separador “inspiração” vai receber uma atualização que ajudará a escolher entre sugestões que podem ser transformadas em projetos completos, enquanto se refinam as ideias. Títulos, miniaturas e esboços gerados vão corresponder ao seu estilo.
Veja na galeria imagens das nove novas funcionalidades do YouTube:
Outra novidade é o espaço “comunidades”, que os criadores podem ativar na página do seu canal para promover relações com o público. Tanto criadores como subscritores podem publicar arte e imagens, partilhar ideias e estabelecer ligações sobre os vídeos e os temas de que gostam.
O centro da comunidade (Community Hub) da aplicação YouTube Studio foi atualizado. Aí os criadores podem compreender e interagir mais facilmente com o seu público. A IA dará sugestões de respostas a comentários, o que se torna um ponto de partida para manter a capacidade de resposta enquanto a audiência aumenta.
A dobragem automática é outra funcionalidade que pode ajudar os criadores a tornar os seus vídeos mais acessíveis a mais pessoas em mais locais, independentemente da língua que falam. A funcionalidade já existe e será disponibilizada gradualmente, nos próximos meses, a centenas de milhares de criadores, que poderão optar por adicionar automaticamente faixas de áudio dobradas, anuncia a Google no mesmo post.
O YouTube está também a introduzir uma nova forma de promoção para os criadores de conteúdos de pequena e média dimensão para o ajudar a chegar a uma tabela de classificação semanal. “Pense no ‘Hype’ como uma extensão do botão ‘gosto’”, diz a Google. “Se gostar mesmo de um vídeo, pode clicar no botão ‘Gosto’ e, em seguida, ‘hype’ (promover) o vídeo para o ajudar a alcançar uma nova tabela de classificação”. Essa tabela de classificação de promoção ajudará os criadores que a integram a obter reconhecimento e a ligá-los a novos públicos.
Relativamente ao YouTube Shopping e programa de afiliados que integram, atualmente, mais de 250.000 criadores. Estes programas vão expandir-se para lá dos EUA e da Coreia do Sul. Já chegaram à Indonésia e, nas próximas semanas, será a vez da Tailândia e ao Vietname.
Entre as novidades estão também os “Gifts, powered by Jewels” que serão lançados no vertical live, facilitando a reação dos espectadores, a expressão de entusiasmo e a participação ativa no momento, desbloqueando ainda uma nova forma de os criadores ganharem dinheiro no YouTube.
Finalmente, no rol de novidades anunciada no rescaldo do "Made on YouTube", está uma ferramenta para ajudar os criadores de conteúdos a “brilhar nos televisores”. Em breve, os criadores poderão organizar os conteúdos por temporadas e episódios, facilitando a visualização na televisão. Além disso, o YouTube está “a fazer alterações na página do canal para dar aos criadores a opção de começar a reproduzir um vídeo automaticamente, para que possam mergulhar os espetadores no conteúdo do seu canal”.
Pode assistir ao resumo do "Made on Youtube" 2024 aqui e aqui.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Dezenas de jogos anunciados nos The Game Awards: Produtora de The Last of Us tem novo título e há mais Elden Ring -
Site do dia
Meomni: Definitive ChatGPT Sidebar reúne calendário e favoritos com ajuda de IA -
App do dia
Onde é mais barato carregar o carro elétrico? Há uma aplicação com respostas -
How to TEK
Acelere a experiência de navegação no Chrome com as novas ferramentas disponíveis
Comentários