O TeK deu conta do Ice Bucket Challenge quando a popularidade do fénomeno já ia a meio: na altura o CEO do Facebook, Mark Zuckerberg, e o CEO da Microsoft, Satya Nadella, foram duas das figuras maiores do segmento das tecnologias a aderir à iniciativa. Outros seguiram-lhe os passos – tal como os patrões da Amazon ou da Apple – e o fenómeno lá continuou o seu trajeto de viralidade.



Agora o YouTube veio revelar que os vídeos relativos ao Ice Bucket Challenge já geraram mil milhões de visualizações, um valor que chega para superar os números conseguidos pelo anterior fenómeno viral na área dos vídeos – o Harlem Shake.



A informação partilhada pelo Mashable refere ainda que o número de vídeos carregados no YouTube relativos ao Ice Bucket Challenge é duas vezes superior ao do Harlem Shake e o número de visualizações cerca de três vezes superior.



Para os que não se recordam, o Harlem Shake era caracterizado por vídeos de curta duração onde as pessoas dançavam e vestiam-se de forma aleatória: tal como os funcionários do Facebook e da Google mostraram.



O YouTube considera mesmo que os desafios do Ice Bucket Challenge tornaram-se um dos memes mais virais da história da Internet – e isto sem contar com o número de vídeos e visualizações que dizem respeito aos vídeos publicados no Facebook.



De acordo com números da maior rede social do mundo, entre junho e setembro foram partilhados 17 milhões de vídeos no Facebook relacionados com o Ice Bucket Challenge: estes vídeos foram partilhados cerca de 10 mil milhões de vezes por mais de 440 milhões de internautas.



Outro serviço onde o fenómeno dos banhos públicos também teve impacto foi na Wikipédia, já que as pesquisas pela doença esclerose lateral amiotrófica, também conhecida como a doença de Lou Gheri, cresceram 18 vezes.



Com a ajuda da Internet, a ALS Association já conseguiu angariar mais de 100 milhões de dólares.



Nota de redação: Notícia atualizada com os valores do Facebook


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico