Se gosta de assistir a vídeos no YouTube através da sua TV, prepare-se para que a experiência fique um bocadinho mais frustrante (isto se não pagar pela versão premium da plataforma, claro). Segundo anunciou a empresa, na passada quarta-feira, dia 17 de maio, a app está prestes a integrar anúncios de 30 segundos que serão impossíveis de ignorar. A publicidade vai surgir em conteúdos que estejam a registar um desempenho particularmente positivo.

O YouTube explica que os utilizadores passarão a ver um anúncio de 30 segundos em vez de dois de 15. Os anúncios mais curtos não vão desaparecer completamente e continuarão disponíveis para todos os anunciantes que prefiram comunicar as suas marcas nestes formatos.

tek youtube

Uma outra ideia que o YouTube está a testar é a reprodução de anúncios em vídeos colocados em pausa. Neste caso, a peça não substitui o vídeo, mas surge adaptada à janela, para que este não desapareça completamente e possa retomá-lo com facilidade quando quiser. Estes anúncios serão, no entanto, ignoráveis.

O YouTube não confirmou quando é que estas novidades vão ser aplicadas. Importa recordar que estas mudanças surgem pouco tempo depois de a empresa anunciar que impediria a reprodução de vídeos para todos os utilizadores que acedessem à plataforma com ad blockers ativos.