A lista de assinantes do YouTube Premium já conta com mais de 80 milhões de utilizadores e a próxima estratégia de conversão da plataforma passa por impactar a experiência de quem ainda não paga para utilizar a plataforma.

Esta semana, um utilizador do Reddit deu conta de um alerta que surgiu quando tentou reproduzir um vídeo com o seu ad blocker ligado. No aviso, podia ler-se que "os ad blockers não são permitidos no YouTube". A mensagem bloqueava a reprodução do vídeo e era complementada com um botão que convidava o user a "permitir anúncios no YouTube" e uma alternativa que o redirecionava para a subscrição do serviço.

tek youtube

Na mensagem, a empresa explica que os anúncios são essenciais para que o site possa continuar gratuito para os milhares de milhões de utilizadores que o visitam diariamente.

Os moderadores do subreddit dedicado ao YouTube receberam uma mensagem do próprio YouTube que explicava que este pop up faz parte de uma experiência que a empresa está a conduzir junto dos utilizadores não assinantes. Ao que parece, trata-se de um teste que implica um número muito reduzido de contas, mas tal pode também significar que esta é uma mudança prestes a acontecer.

Importa sublinhar que a Google baniu as apps de bloqueio de anúncios da PlayStore, em 2016. A empresa tem também conseguido manter os anúncios de vídeo do YouTube intocados por estas soluções, pelo que este alerta parece ser mais sobre a promoção do Premium e menos sobre o bloqueio de anúncios.

Atualmente, uma subscrição do YouTube custa 8,49 euros por mês.