"A audiência mensal ativa superou os 25 milhões de utilizadores (...). Praticamente duplicou em março”, disse o diretor-geral da holding, Alexandr Moiseev.

A notícia surge no meio de informações sobre o possível bloqueio do YouTube no mercado russo, no qual já foi restringido o acesso a redes sociais como o Facebook e Instagram, assim como ao Twitter.

Moiseev reconheceu que agora é difícil de prever qual será a audiência da alternativa russa se o YouTube for finalmente bloqueado. "Provavelmente crescerá, mas não se sabe quanto, nem a que ritmo”, afirmou.

Agora a plataforma RuTube está a aumentar as capacidades de digitalização e publicação de vídeos, devido ao aumento dos seus utilizadores, acrescentou o representante.

O RuTube, fundado nos anos 2000, anunciou em dezembro que tinha iniciado um processo de modernização para satisfazer as necessidades e expectativas da audiência.

O senador russo Alexei Pushkov acusou hoje o YouTube de "estar em guerra" com as autoridades e a sociedade da Rússia. Anteriormente, a plataforma de vídeos da Google bloqueou o acesso a vários media estatais russos pela sua cobertura da campanha militar na Ucrânia.