O Youtube está a reproduzir uma média de seis mil milhões de horas de vídeo por mês, números que além de volumosos não param de crescer. Há quatro meses o serviço da Google transmitia uma média mensal de quatro mil milhões de horas de conteúdos.

Os números revelados no blogue oficial do Youtube podem ser traduzidos de várias maneiras: por mês cada pessoa no planeta vê 51 minutos de vídeos da plataforma e todos os internautas consomem mensalmente em filme amador ou profissional o equivalente a 684.462 anos.

Os valores acabam por ter outro significado já que a plataforma da Google tem mil milhões de utilizadores ativos, marca atingida em março deste ano. Os seis mil milhões de horas de vídeo consumidas por mês também representam um crescimento de 50% relativamente aos valores registados em período homólogo de 2012.

Criações como Gangnam Style ou como o Harlem Shake certamente ajudam a plataforma a gerar mais visualizações mas também a criar uma marca de imagem que parece ser mais forte entre os jovens.

Segundo um estudo da consultora Nielsen, o Youtube tem mais audiência na faixa etária entre os 18 e 34 anos do que qualquer operador de televisão por cabo nos EUA. As grandes empresas estão atentas ao mercado e às possibilidades que o serviço da Google permite e recentemente a Dreamworks adquiriu a AwesomenessTV, uma das maiores redes de canais online.

Para celebrar o mais recente marco do serviço de alojamento de vídeos a Google também divulgou um vídeo onde promove o Youtube como uma comunidade global.


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico