A partir desta sexta-feira vai ser possível alugar filmes no YouTube, pelo menos entre aqueles que residem nos Estados Unidos.

O anúncio é feito a partir do blog oficial da plataforma de vídeos do Google e inicialmente inclui um conjunto de obras mostradas no Sundance Film Festival, no âmbito de uma parceria estabelecida com os organizadores daquele festival de cinema independente.

"Bass Ackwards", "The Cove", "One too many mornings", "Homewrecker" e "Children of invention" são os cinco filmes da edição de 2009 e deste ano do Sundance disponíveis para aluguer.

Esta iniciativa, em particular, está associada a um período de tempo limitado, já que decorre entre 22 e 31 de Janeiro, mas o Google promete disponibilizar mais títulos durante as próximas semanas, em resultado das várias parcerias que tem vindo a negociar.

"Tudo o que traga mais conteúdo à comunidade YouTube é considerado positivo. E disponibilizar estes conteúdos em regime de aluguer dará aos nossos parceiros um controlo sem precedentes na distribuição do seu trabalho", refere a equipa do YouTube.

A intenção de somar à oferta gratuita do YouTube, o aluguer de conteúdos foi revelada em Setembro de 2009, quando o serviço revelou que estava em negociações com alguns dos principais estúdios de Hollywood nesse sentido.