No futuro, a par dos vídeos recomendados que o YouTube lhe sugere, poderá começar a ver uma lista dos produtos que aparecem no videoclip a que está a assistir. A empresa está a testar uma tecnologia para esse efeito e os primeiros resultados vão começar a ser vistos por alguns utilizadores norte-americanos.

"Estamos a testar uma nova funcionalidade que apresenta uma lista com os produtos detetados no vídeo que está a ser reproduzido, bem como artigos relacionados. A funcionalidade vai aparecer entre os vídeos recomendados aos utilizadores que explorarem a zona abaixo do leitor. O objetivo é ajudar as pessoas a explorar mais vídeos e mais informações acerca daqueles produtos, no YouTube", escreve uma porta-voz numa publicação feita no blog oficial da tecnológica.

Escreve o The Verge que esta é uma estratégia da Google para gerar receitas com o link marketing (sugerir produtos através de links contextualizados). Estas listas podem também ajudar o YouTube a impulsionar as visualizações dos vídeos carregados na plataforma, caso a empresa opte por recomendar vídeos sobre os próprios produtos ou com artigos semelhantes.

Existem outras plataformas com funcionalidades semelhantes, como o Instagram, onde é possível marcar links para os produtos expostos nas publicações.

Importa ainda sublinhar que tudo isto se trata apenas de um teste, pelo que a funcionalidade pode nunca vir a ser implementada.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.