Segunda e terça-feira foram os dias escolhidos pela Google para testar uma nova funcionalidade que pretende trazer o streaming em tempo real para o YouTube. Durante hoje e amanhã estão previstas as transmissões em directo de vários programas de quatro parceiros do serviço.

A possibilidade já tinha sido explorada pontualmente, em transmissões de concertos, eventos desportivos ou até mesmo um discurso de Barack Obama. Agora, o serviço propõe um calendário para dois dias, durante os quais será testada uma nova plataforma, naquilo que os responsáveis pela área de produto do YouTube classificam como "um novo capítulo" no live streaming do site.

A novidade permite a transmissão do streaming em tempo real através dos próprios canais do YouTube, pelo que "tudo aquilo de os produtores vão precisar é uma webcam ou uma câmara externa USB/FireWire", afirmam Joshua Siegel e Christopher Hamilton, no blog oficial do serviço.

Para estes dois dias de testes estão agendados uma dúzia de programas, fornecidos pelos parceiros norte-americanos Howcast, Next New Networks (com canais como o Indy Mogul), Rocketboom e Young Hollywood. A empresa diz que, atendendo aos resultados dos testes, será avaliada a hipótese de alargar a plataforma a outros parceiros, a nível mundial.

Os testes destinam-se a experimentar a ferramenta e a recolher o feedback dos utilizadores, que podem, inclusivamente, ir comentando as transmissões em tempo real, mas a empresa alerta, desde logo, para eventuais dificuldades técnicas que possam surgir.

O TeK experimentou e em Portugal também foi possível assistir a transmissões, a partir da secção "No Ar", nos canais dos parceiros da iniciativa - sendo necessário ter em conta que os horários publicados para as transmissões estão desfasados do fuso horário nacional.

Abaixo reproduzimos o "calendário" interactivo, que fornece os links para os canais com transmissão em directo.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.