Chama-se “Take a break” e o objetivo é mesmo esse: que os utilizadores façam uma pausa do YouTube e “desenvolvam o seu próprio sentido de bem-estar digital”, pode ler-se no site.

A ferramenta, anunciada no Google I/O 2018, vai permitir aos utilizadores definir limites de tempo de visualização, recebendo lembretes de pausa a cada 15, 30, 60, 90 ou 180 minutos. O utilizador pode “acatar as ordens” ou ignorar o aviso e continuar a assistir aos seus conteúdos.

A configuração é opcional e está desativada por padrão e vai estar disponível na próxima atualização da app do YouTube, a versão 13.17+Para definir estas opções, o utilizador apenas tem que tocar no botão do perfil no canto superior direito do ecrã, selecionar as Configurações e, na parte superior do visor, vai aparecer o parâmetro"Lembre-me de fazer uma pausa".

tek youtube

O recurso vai estar disponível juntamente com outras atualizações das configurações como a possibilidade de desligar as notificações durante um período específico.

Além disso, o serviço deve ganhar, em breve, uma ferramenta que permita que o utilizador tenha uma visão geral dos seus hábitos de visualização.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.