O YouTube Fan Funding começará em breve a ser testado num número limitado de canais do serviço, mas quem tiver interesse em usar a ferramenta pode solicitá-lo. Para garantir essa possibilidade é apenas necessário estar nos países onde a possibilidade ficará ativa primeiro: os Estados Unidos, o México, Japão e Austrália.



Através da ferramenta os seguidores dos canais podem contribuir monetariamente para o seu desenvolvimento, "a qualquer altura e por qualquer razão", explicam os responsáveis da plataforma.



Os produtores de conteúdos com canais no YouTube são o grande motor de dinamização da plataforma. Integram este leque empresas e utilizadores particulares. De acordo com dados do serviço só em maio, os 100 canais de jogos mais populares somaram 3,5 mil milhões de visualizações.



É também este universo o destinatário de outra novidade revelada pela empresa, que acaba de disponibilizar uma aplicação para Android que permite aos gestores dos canais terem acesso facilitado a informação sobre estatísticas de visualizações ou dar uma resposta mais imediata aos comentários recebidos. Em breve a app ficará também disponível para iOS.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico