Para facilitar a partilha de canais entre a comunidade, o YouTube adotou um novo sistema de identificadores únicos para todos os criadores de conteúdos. Assim, a comunidade poderá utilizar esse identificador para mencionar o canal em comentários aos vídeos, nas publicações e outras áreas da plataforma, num formato muito semelhante ao que se faz em outras redes sociais.
Durante as próximas semanas, o YouTube dá a oportunidade de cada canal escolher um identificador, que será exclusivo e que passará a ser utilizado nas menções. A plataforma diz que o processo será implementado gradualmente durante as próximas semanas e os criadores vão sendo avisados de quando o podem fazer, através de um email e uma notificação direta no YouTube Studio (o back office de publicação de vídeos na plataforma).
De notar que se o utilizador já tiver um endereço do canal personalizado, esse será reservado pelo YouTube como o identificador por defeito. No entanto, os utilizadores podem modificar o identificador, se assim o desejarem. Se ainda não tem um endereço personalizado do canal, os utilizadores têm até ao dia 14 de novembro para o registar, caso contrário, o YouTube vai atribuir um automaticamente. Mas depois poderão alterá-lo no YouTube Studio.
Para saber e garantir o seu identificador, basta estar autenticado no YouTube e aceder a este endereço. Se tiver um endereço personalizado vai estar listado o respetivo identificador, mas com a opção de alteração do mesmo. Por outro lado, caso não tenha registado uma personalização do endereço vai verificar que a terminação do mesmo são números e letras de identificação única do canal. Nesse caso deve alterar para poder facilmente ser identificado na comunidade.
Para verificar o endereço URL do canal no YouTube Studio, terá de estar autenticado e no menu da esquerda escolher “Personalização” e optar por “Informações básicas”. Tem agora um espaço para escrever o seu identificador único do canal.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
20 anos de Halo 2 trazem mapas clássicos e a mítica Demo E3 de volta -
App do dia
Proteja a galáxia dos invasores com o Space shooter: Galaxy attack -
Site do dia
Google Earth reforça ferramenta Timelapse com imagens que remontam à Segunda Guerra Mundial -
How to TEK
Pesquisa no Google Fotos vai ficar mais fácil. É só usar linguagem “normal”
Comentários