As empresas de segurança relatam que ao longo desta semana tem circulado na Internet um novo vírus que se identifica com a mensagem de boas festas “Happy holidays!” e que tem afectado vários países, sobretudo europeus.



Na lista dos mais infectados está a Espanha, a Bulgária, a Itália, a Hungria e a América do Sul, de acordo com um relatório da Panda Software.



O Zafi.D é a quarta versão de um código malicioso que apareceu pela primeira vez em Abril deste ano e que se caracteriza pela capacidade de se adaptar à língua do utilizador através da análise do domínio do seu endereço de email.



Segundo as empresas de segurança, ao infectar uma máquina o Zafi.D dá aos atacantes a possibilidade de controlarem o sistema de forma remota.



Recorde-se que as empresas de segurança têm vindo a alertar para a possibilidade de neste período festivo o número de vírus em circulação aumentar significativamente, como vem acontecendo em anos anteriores.



Para estes alertas contribuem ainda a análise dos números dos últimos meses, reveladores de um crescimento progressivo do número de tentativas de ataque, não só através de worms, mas também através de outros tipos de iniciativas com especial destaque para o phishing.



Notícias Relacionadas:

2004-11-28 - Spam e vírus aumentam 200% no período do Natal