A Zynga anunciou hoje a criação de uma plataforma que vai assegurar o acesso aos jogos da empresa a partir de um leque alargado de sistemas operativos e sites. O lançamento teve lugar numa conferência da empresa, nos EUA, em que foi também revelada uma nova API que vai a terceiros desenvolverem jogos para a empresa.

A companhia que ficou conhecida pela criação do Farmville, provavelmente o jogo mais popular para o Facebook até à data, estará, desta forma a procurar ganhar a sua independência face à maior rede social do mundo, afirmam os meios especializados.

A nova plataforma apresenta-se como uma espécie de rede social, que estará acessível tanto a partir do Facebook como do site da Zynga, e permitirá aos utilizadores acederem a jogos e "competirem" entre si seja qual for o dispositivo ou "ambiente" a partir do qual estejam a usar o serviço.

Através Zynga Message Center, no Facebook ou no site da Zynga, o jogador terá acesso à sua lista de amigos, a um feed das atividades dos contactos e a estados de jogos, aos quais se pode juntar e onde poderá defrontar múltiplos jogadores em simultâneo - através da funcionalidade "multiplayer". Ser-lhe-ão também sugeridos jogos com base nas preferências dos seus contactos, explica o All Things Digital.

O destaque vai para o facto desta rede ser compatível com a utilização a partir de múltiplos dispositivos e plataformas - a Web, equipamentos com Android, iOS, a partir do Facebook ou do Google+ - eliminando as dificuldades que os jogadores muitas vezes sentiam em "sincronizar-se" para jogar em conjunto.

A nova plataforma ficará disponível "num futuro próximo", acrescentou a companhia.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico