A startup 10,000ft tomou conta do desenvolvimento da solução e o lançamento do software concretizou-se em junho de 2012, depois de desenvolvimento feito internamente na Artefact.

Na altura foram usados os recursos de developers e designers da empresa, mas Martijn van Tilburg, que foi responsável por desenvolver ferramentas de produtividade durante vários anos para a Microsoft, assumiu a liderança do projeto antes do lançamento da startup.

O software, que tem o mesmo nome da empresa - 10,000ft – está focado na gestão de equipas mas adota uma apresentação gráfica que facilita o trabalho dos gestores e dos próprios colaboradores, simplificando a gestão do tempo e o planeamento, mas também a visão orçamental.

O 10,000ft está disponível num modelo de licenciamento bastante flexível, custando 10 euros por mês por utilizador, sem contratos de fidelização. Anne Prins, gestora de produto, explicou ao TeK que o objetivo é que os clientes possam explorar a ferramenta de uma forma mais eficiente e dinâmica, sendo possível desenvolver funcionalidades e níveis de integração à medida de necessidades específicas.

Num ano e meio a startup já conta com 4 centenas de clientes em 27 países, e milhares de utilizadores da versão experimental, sendo que cerca de metade da base de clientes é norte-americana. O objetivo é alargar a presença na Europa e também em Portugal, onde ainda não conta com nenhuma referência.

Gestão de topo

O modelo adotado para a 10,000ft pretende libertar os gestores e utilizadores de um formato demasiado próximo da folha de cálculo e oferecer uma visão mais gráfica e de topo.

[caption]10.000ft[/caption]

Os vários projetos de uma empresa podem ser visualizados de forma rápida, com o tempo alocado a cada utilizador, o custo associado e o cumprimento do orçamento.

Cada utilizador pode ver de forma rápida um calendário sobre a ocupação de tempo de cada colaborador e os gestores podem realocar tarefas com poucos cliques, sendo as mudanças refletidas imediatamente no calendário de cada colaborador.

[caption]10.000ft[/caption]

Os relatórios necessários para uma visão analítica sobre a rentabilidade dos projetos são produzidos em tempo real e podem ser exportados para outras ferramentas financeiras.

[caption]10.000ft[/caption]

Uma das mais valias do 10,000ft reside também na visão global de todos os projetos de uma organização que pode dar ao gestor uma perspetiva de médio prazo sobre a evolução dos recursos da empresa e a necessidade de contratar mais colaboradores para fazer face aos desafios que vão surgindo.

A ferramenta é acessível a partir de qualquer browser de nova geração, e está disponível também em dispositivos móveis. O software pode ser experimentado de forma gratuita por um período de 30 dias.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Fátima Caçador