Como já é habitual, a Casa dos Bits acompanha de forma intensiva o decorrer do 13º Congresso da APDC. Acompanhe aqui todas as notícias relevantes do evento:

Sonaecom pretende apresentar queixa contra PT em Bruxelas
A Sonaecom pretende apresentar uma queixa contra a PT junto da Comissão Europeia por considerar que não foram tomadas as medidas adequadas para garantir um ambiente concorrencial saudável depois da liberalização das comunicações fixas.

Anacom confirma que UMTS não será adiado
Depois de Carlos Tavares ter afirmado na abertura do Congresso não ser favorável a um novo adiamento do UMTS, o presidente da Anacom confirmou hoje que existem condições para o lançamento da tecnologia a 1 de Janeiro de 2004, em regime pré-comercial.

Investimento empresarial em tecnologias tem que ser justificado

Embora actualmente se questione, o investimento em tecnologias da informação ainda atribui vantagem competitiva às empresas, mas terá sempre que ser justificado, facto assente no painel APDC “As tecnologias da Informação: um novo ciclo de crescimento”.

Mudança de cultura necessária para concretização do Portugal Digital

Se não for alterada, a cultura subjacente ao funcionamento dos sistemas de saúde, da educação e judicial poderá condicionar o real desenvolvimento da Sociedade do Conhecimento, consideraram os intervenientes num painel do Congresso da APDC.

Vodafone não lança smartphone até serem resolvidos problemas de segurança

Os problemas de segurança ainda presentes no Windows Mobile para smartphones são a principal preocupação da Vodafone. António Coimbra afirma que a operadora não avança com um produto enquanto a protecção dos conteúdos não for resolvida.

Operadores reiteram necessidade de adiar UMTS mas equacionam lançamento experimental


Os três operadores móveis garantem que não estão reunidas condições comerciais para lançar a 3ª geração móvel. A avançar na data prevista, esperam que o serviço esteja apenas disponível em versão experimental, restrita a um escasso número de utilizadores.

Casanova admite que Optimus não vai avançar no Wi-Fi
Com a posição da TMN e da Vodafone definida em relação à tecnologia Wi-Fi, que as operadoras estão a integrar na sua estratégia de mobilidade, António Casanova admitiu hoje que a empresa do grupo Sonae não vai avançar para já com um projecto semelhante.

Operadores pouco crentes nas vantagens da Revisão de 99
Tirando os que preferem aguardar pela "posse dos elementos finais" para fazer a sua análise, a Revisão de 99 parece estar aquém das expectativas dos operadores. Entre as opiniões ouvidas no Congresso da APDC, a da SonaeCom foi sem dúvida a mais crítica.

Microsoft convida quatro parceiros a apresentarem soluções de mobilidade
A Modelo Continente, o BCP, a PHC e a Capital IT apresentaram hoje um conjunto de soluções de mobilidade baseadas no sistema operativo da Microsoft. A generalidade dos serviços apresentados tem disponibilidade imediata.



Incentivo à concorrência continua a ser fulcral para o sector das comunicações
O reforço à concorrência é um desafio central que se continua a colocar ao sector das telecomunicações, tanto em Portugal como nos outros países da Europa, defendeu o Ministro da Economia, Carlos Tavares, durante a sua intervenção no Congresso da APDC.