(Actualizada)Seja da maior proximidade de Barcelona, da redução de custos garantida em relação a Cannes ou da dinâmica própria do mercado nacional, o certo é que a feira 3GSMWorld recebe este ano uma delegação reforçada de portugueses que, partilhando espaço com parceiros internacionais ou individualmente, têm um espaço de exposição para as suas soluções.



Entre os expositores, o TeK encontrou oito empresas portuguesas, a grande maioria presentes na feira pela primeira vez e transmitindo um sentimento muito positivo em relação ao potencial aberto por este certame.



João Valente, partner da WeDo Consulting, explica que a empresa repete a sua presença na feira com um espaço próprio e destaca a importância de participar nestes certames, onde se abrem portas a negócios que muitas vezes acabam por se concretizar.



A mesma ideia é partilhada por Eduardo Carqueja, CEO da InfoPortugal, que está a promover na feira a marca Ndrive de produtos de localização. A empresa marca presença no 3GSMWorld pela primeira vez e partilha o certame com as suas principais concorrentes nesta área, todas sob o chapéu da TeleAtlas, a maior empresa fornecedora de mapas na Europa.



Paulo Duarte, European Sales Manager da InfoPortugal, explica que a tecnologia desenvolvida pela empresa está a ter muito boa aceitação e que têm sido feitos contactos muito promissores. A empresa tem vindo a alargar o seu portfólio de produtos, lançando novos mapas de mais países integrados com o seu software de navegação para PDAs e smartphones.



Num espaço próprio, a Wit Software está também a mostrar a sua tecnologia, tendo em protótipo um novo sistema de messaging para Televisão que utiliza a plataforma Media Center para comunicar com dispositivos móveis, um produto que existe ainda em protótipo, como explicou ao TeK Rui Oliveira. Embora esta seja a primeira presença da Wit no 3GSMWorld, a empresa quer repetir e fez já o pré-registo para o próximo ano.



Também a PT Inovação quer voltar à feira no próximo ano, tencionando preparar a sua presença com mais tempo já que este ano foi uma decisão quase de última hora. A empresa do grupo PT partilha um stand com a Forward, no qual está também presente a ShortRange, uma empresa portuguesa que aposta em comunicação de curta distância através de Bluetooth.



Paulo Ramalheira, director de media e corporate comunication da PT Inovação, explicou ao TeK que esta e a primeira presença da empresa no 3GSMWorld, mas que no próximo ano o objectivo e estar num espaço individualizado.



Portuguesa quase por acaso, a SymLab estreia-se também na feira, e espera resultados muito positivos, como explicou ao TeK um dos fundadores, destacando a importância dos contactos que depois se aprofundam ao longo do ano.



A MobiComp repete este ano na 3GSMWorld as experiências positivas de outras edições, desta vez com um espaço individualizado. A empresa anunciou hoje um acordo com a Sun para fornecer o seu produto MobileKeeper para o mercado espanhol, garantindo a capacidade de recuperação de informação e storage.



A YDreams é outra das repetentes, partilhando o espaço novamente com a sua parceira Navtec. Eduardo Dias garantiu ao TeK que este é um investimento que vale a pena já que aqui se iniciam muitos contactos que posteriormente se concretizam em negócios. Embora não se tenha deslocado pessoalmente à feira, Eduardo Dias diz que a informação que lhe tem sido passada é de que este ano os contactos são ainda mais produtivos, com marcação de coisas concretas.



Para além das empresas portuguesas expositoras, mais nove companhias participam no Brokerage Event organizado pelo Centro Português de Inovação, coordenado pela rede Innovation Relay Centres, que teve lugar no pavilhão da Catalunha. No total inscreveram-se 10 empresas mas apenas nove vieram ao congresso, desenvolvendo aqui várias reuniões de negócios, justificou Bibiana Dantas, da AdI, ao TeK.



Entre estas empresas contam-se a Colade, Telvite, Inovaworks, Domatica, Present Technologies, Ribatel, Mobicomp, Visual Lx e Felsis.




Nota de Redacção: [2006-02-16 13:09:00] A noticia foi actualizada com mais informação entretanto recolhida junto das empresas.




Notícias Relacionadas:

2006-02-14 - 3GSMWorld repete aposta na velocidade dos dados em redes móveis

2006-01-06 - Empresas portuguesas convidadas a participar em "bolsa de contactos" no 3GSM World

2006-01-25 - CPI abre inscrições para participação lusa em brokerage event da CeBIT