Nunca a taxa de smartphones vendidos foi tão alta. Dos 482,5 milhões de telemóveis enviados pelas marcas para retalho entre outubro e dezembro de 2012, cerca de 219 milhões foram smartphones. E dos 1,7 milhões de telemóveis expedidos durante todo o ano de 2012, 712 milhões pertenciam à categoria "smart".

Apesar dos números expressivos e do crescimento registado por várias fabricantes, o número de smartphones comercializados durante o último trimestre esteve abaixo das expectativas da IDC que previa um crescimento de 39,5% quando na realidade o crescimento acabou por ser de 36,4%.

A Samsung foi a empresa que mais telemóveis e smartphones enviou para retalho entre outubro e dezembro, situação que foi semelhante aos três trimestres precedentes e que garantem à marca sul-coreana o título de tecnológica líder no segmento mobile.

Dos 219,4 milhões de smartphones expedidos entre outubro e dezembro do ano passado, a Samsung foi responsável por 29% desses envios. Ao todo a empresa fez remessas de 63,7 milhões de smartphones, deixando a Apple no segundo lugar com 47,8 milhões de unidades expedidas. O crescimento da Samsung comparativamente ao último trimestre de 2011 também foi maior, tendo registado um aumento de 76% no número de telemóveis enviados para o retalho enquanto a marca da maçã cresceu 29,2%.

A Huawei, a Sony e a ZTE ocupam as restantes posições da tabela dos cinco maiores vendedores de smartphones durante o último trimestre, ultrapassando marcas como a LG e a HTC que tradicionalmente integram a tabela das empresas com mais vendas. A Huawei foi inclusive a marca que registou o maior crescimento no espaço de um ano, ao aumentar os envios para retalho em mais de 80%.

[caption]IDC telemóveis 2012[/caption]

Um dos analistas principais da IDC, Kevin Restivo, considera que independentemente do duopólio Samsung-Apple ainda existem muitas oportunidades para as marcas concorrentes. O investigador diz que a pouca exploração dos mercados emergentes pode fazer com que uma fabricante rapidamente ganhe quota de mercado significativa - como aconteceu com a Huawei e a ZTE.

O último trimestre fulgurante não foi contudo suficiente para que as duas empresas chinesas conseguissem ter uma entrada no top 5 de vendedores de smartphones de ano de 2012. A Nokia, a HTC e a RIM caíram mais de 25% no número de smartphones enviados.

[caption]IDC telemóveis 2012[/caption]

A Nokia ainda integra a lista da IDC dos maiores vendedores de smartphones anuais e também faz parte das marcas que mais telemóveis vendem. A empresa finlandesa ocupa a segunda posição, apesar de uma quebra de 24%, com 86,3 milhões de equipamentos expedidos no último trimestre de 2012. A Samsung ocupa a primeira posição com 111,2 milhões de telemóveis vendidos.

[caption]IDC telemóveis 2012[/caption]

A empresa sul-coreana também domina a tabela que diz respeito à venda de telemóveis durante todo o ano de 2012.

[caption]IDC telemóveis 2012[/caption]

No geral o mercado dos telefones móveis cresceu 1,2% entre 2011 e 2012 com o número de dispositivos enviados a ultrapassarem a marca de 1,7 mil milhões de unidades. Os resultados da IDC são muito semelhantes aos da Strategy Analytics o que acaba por corroborar os valores revelados pelas duas empresas de análise.


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico