
A BlackBerry continua a ser uma tecnológica, apenas não é a mesma empresa que todos conheceram: em vez de ser pioneira e ter uma quota respeitável no mercado dos smartphones, a empresa está agora mais focada nos serviços que pode disponibilizar e rentabilizar.
A comprovar isso mesmo estão os mais recentes resultados financeiros que mostram que 46% das receitas conseguidas tiveram origem na venda de smartphones, enquanto a maior fatia foi conseguida pelos programas proprietários como o BlackBerry Enterprise Security.
Os resultados dizem respeito aos meses de setembro, outubro e novembro – que correspondem ao terceiro trimestre fiscal da empresa para o ano de 2015 – e mostram receitas de 793 milhões de dólares, cerca de 645 milhões de euros. Daqui a tecnológica conseguiu seis milhões de dólares de lucro, mas quando as contas incluem o pagamento de taxas e impostos, então o resultado é negativo e na casa dos 148 milhões de dólares.
Ainda assim estes são números muito positivos para a BlackBerry e para a direção de John Chen, já que no terceiro trimestre fiscal de 2014 as perdas rondavam os 4,4 mil milhões de dólares.
Quanto a vendas de smartphones propriamente ditas, a BlackBerry diz que foram comercializados 1,9 milhões de equipamentos, um valor que continua a marcar uma trajetória descentente – em igual período do ano passado a empresa tinha vendido 4,5 milhões de smartphones.
A BlackBerry lançou na última metade do ano dois equipamentos que são fiéis às raízes da empresa: o Passport, um smartphone para empresários; e o Classic, um equipamento que continua a apostar na fusão entre ecrãs touchscreen e um teclado QWERTY físico.
Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Microsoft: 50 anos de história e os marcos da empresa que redefiniu o software na computação pessoal -
App do dia
Pondlife é um jogo relaxante que ensina mais sobre os peixes e animais marinhos -
Site do dia
Aprenda acordes de guitarra gratuitamente através do FretMap -
How to TEK
Instagram muda layout e substitui quadrados por retângulos nos perfis. Como se adaptar ao novo formato?
Comentários